Valdir Cruz retrata pacientes do Hospital do Câncer de Barretos

Acontece, no dia 16 de março, a abertura da exposição Retratos do Afeto, de Valdir Cruz, no Conjunto Nacional. No dia também será lançado um livro de mesmo nome.

O projeto celebra os 55 anos do Hospital de Câncer de Barretos. Ao todo estão 82 imagens, dípticos e trípticos, e 25 histórias de pessoas com câncer em tratamento no hospital.

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

++ Valdir Cruz: "Eu não buscava a fotografia. Aconteceu por acaso"

Para este projeto, Valdir Cruz viveu intensamente entre 2012 e 2015 pelos corredores. “Antes de encarar o projeto, fiquei pelo menos um ano absorvendo aquele universo de uma forma que nunca imaginei. Depois de três semanas já fotografando eu percebi que as entrevistas eram a chave do projeto. Cheguei a conhecer mais de 100 casos, eram idas e vindas, e reencontros anos depois de pessoas que voltavam apenas para a consulta de rotina e outras com a doença voltando em outras partes e órgãos do corpo”, conta.

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

Depois de se embrenhar na Amazônia, adentrar cavernas e buscar a imagem ideal em seus mais de 35 anos como fotógrafo, Valdir tinha como objetivo neste projeto buscar dar consistência conceitual às imagens, que poderiam ser encontradas em quaisquer espaços de saúde no Brasil ou mundo afora. 

“Procurei que cada pessoa, e não personagem, pudesse ver-se representada tanto estética como historicamente. O registro imagético extrapola a lente, o papel, e transita pelas palavras, envolve-se com as histórias, é narrador, é personagem, é autor de si e da história”, diz o fotógrafo.

Para além do registro fotográfico, o projeto se apropria do real para pensar grandes questões humanas, como o valor da existência, a luta pela sobrevivência, a autoanálise sobre a própria relevância de ser ou não ser. Confira mais imagens:

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

(Créditos: Divulgação / Valdir Cruz)

 

  • Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 1073 - Consolação, São Paulo
    + Ver mapa
  • 16/05/2017 a 03/06/2017
  • Segunda a sábado: 10h às 22h. Domingo: 12h às 20h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo