Unidades do Instituto Moreira Salles homenageiam Drummond

(Créditos: Reprodução/Jornal do Brasil)

 

Em sua sétima edição, o Dia D – Dia Drummond acontece no Instituto Moreira Salles para celebrar a data de nascimento do poeta, promovendo e difundindo a obra do escritor.

+ Happy End ironiza nosso individualismo e vício de estar conectado

O IMS Paulista oferecerá uma aula sobre o poema A máquina do mundo, com José Miguel Wisnik, professor, músico, compositor e ensaísta. O evento acontece no dia 31, às 19h30, e tem entrada gratuita.

Já a unidade do Rio de Janeiro terá a exposição O pipoqueiro da esquina, uma parceria entre o poeta mineiro e Ziraldo, seu conterrâneo. A mostra estará em cartaz de 1 de novembro a 18 de fevereiro de 2018 e tem projeto expositivo de Daniela Thomas, cineasta e cenógrafa, filha de Ziraldo.

 

(Créditos: Divulgação)

 

Entre 1979 e 1981, Drummond publicou em sua coluna no Caderno B do Jornal do Brasil as famosas “pipocas”, nome que dera a seus chistes, frases-relâmpagos cheias de humor que retratavam criticamente o país. Ziraldo, percebeu que as sátiras das “pipocas” à vida brasileira eram potencialmente charges – faltavam apenas os desenhos que se associassem às palavras.

A mostra traz mais de 30 desses desenhos, originais que Ziraldo, que completa 85 anos este mês, guarda cuidadosamente em seu ateliê. Também estarão expostos bilhetes, cartas, poemas e outros objetos notáveis que contam um pouco da amizade entre os dois mineiros na época em que trabalharam no Pipoqueiro.

O IMS Poços terá também no dia 31/10, às 19h, uma apresentação de poemas de Drummond sobre pinturas de artistas como Portinari, Henri Matisse, entre outros. Os poemas serão recitados pelos alunos da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira. O evento é uma parceria com os professores de literatura brasileira Sérgio Roberto Montero Aguiar e Andrea Letieri.

  • Instituto Moreira Salles - Avenida Paulista, 2424 - Cerqueira César, São Paulo
    + Ver mapa
  • 31/10/2017 a 31/10/2017
  • Terça: 19h30.
  • Entrada Gratuita.
  • Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 2 senhas por pessoa.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo