Seminário sobre arte pré-colombiana no MASP

Acontece, em 23 de março, das 9h às 16h, no Museu de Arte de São Paulo - MASP, seminário sobre a Arte Pré-Colombiana.

Com a participação de arqueólogos, pesquisadores e curadores, o seminário internacional pretende promover discussões sobre as obras que constituem a Coleção MASP Landmann, recentemente cedidas por dez anos em comodato ao Museu.

O seminário abordará tópicos como a inserção das peças dessa coleção entre as culturas dos Andes Centrais, arte e iconografia e coleções arqueológicas amazônicas, a partir da Coleção MASP Landmann, composta por cerca de 900 obras de arte pré-colombiana e uma das únicas desta natureza presente em um museu brasileiro.

 

Mochica, século I ao 8 d.C e parte da Coleção MASP Landmann (Créditos: Divulgação)

 

Ampla e diversificada, a coleção possui espécimes de cerâmica, tecidos e metais de inúmeros povos que habitaram parte do território que hoje constitui a América do Sul, como Peru, Colômbia e Brasil, cobrindo um arco temporal de quase 2.500 anos – desde 1000 a.C. até a invasão europeia na metade do século 16.

Entre as principais culturas, destacam-se Chavin, Chimu, Huari, Moche, Nazca, Paracas, Recuay, Tiahuanaco, Vicus, Viru, Chancay, Inca, Quimbaya, Tairona, Muísca, Sinu, Calima e Marajó.

 

Acervo da coleção MASP Landmann (Créditos: Divulgação)

 

O evento, que acontece das 9h às 16h, tem na programação Denise Schann palestrando sobre a arte da cerâmica marajoara; Cristiana Barreto aborda os corpos de barro e as cerâmicas arqueológicas da Amazônia; Eduardo Goés Neves fala do ouro e a relevância conceitual da arqueologia da Amazônia; George Lau apresenta os vizinhos do norte peruano; Marcos Martinón-Torres debate a metalurgia pré-colombiana e a contribuição da ciência arqueológica; e por fim, Collin McEwan discute todos os aspectos considerados na arte pré-colombiana e na coleção MASP Landmann.

 

O Seminário contará com tradução simultânea e libras. Para mais informações, acesse o site do MASP.

  • Museu de Arte de São Paulo (MASP) - Avenida Paulista, 1578 - , São Paulo
    (11) 3251-5644
    + Ver mapa
  • 24/03/2017 a 24/03/2017
  • Sexta: das 9h às 16h
  • Entrada gratuita.
  • A inscrição deve ser feita no horário do seminário, no MASP.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo