Peça utiliza linguagem não-verbal para se comunicar com bebês

Scaratuja, peça voltada para crianças de 0 a 3 anos, está em cartaz no Teatro Folha, até o dia 29 de outubro.

Partindo de um emaranhado de linhas, traços, pontos e círculos, os artistas chegam à ideia central do espetáculo: os rabiscos ou garatujas vão ganhando complexidade ao longo da encenação que coincide com o desenvolvimento das crianças, estimulando o crescimento cognitivo e expressivo.

Conduzidos por diversas linhas que partem para várias direções, as personagens são levadas a seguir a trilha do desenho que da garatuja à representação das formas nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos quando criamos livremente e quando nos deixamos levar por nosso corpo, estimulando a curiosidade para explorar novas experiências  dentro do imenso universo de possibilidades.

 

(Créditos: Divulgação / Lucas Trabachini)

 

Cada sessão acontece com o público de apenas 35 pessoas e os  atores em um palco revestido por um  tapete tátil. O espetáculo dura 25 minutos. Ao final, o tapete torna-se uma área de investigação para o público mirim por mais 25 minutos só para exploração do espaço e interação com os atores.

Muita sensibilidade, delicadeza e alegria, ao som contagiante da trilha sonora criada especialmente para o espetáculo por Gustavo Finkler e executada pela Banda Poin.

 

Legenda

 

O diretor Marcelo Peroni conta que foi durante uma residência artística na Itália e uma passagem por um festival de teatro para crianças que se sentiu instigado a pesquisar um formato de encenação para bebês.

“Acompanhamos todo o festival e certamente nosso olhar em relação ao teatro para primeira infância mudou. Vimos ótimos espetáculos, participamos de mesas de discussão e oficinas, tivemos acesso a uma extensa bibliografia e a profissionais mestres na área. Tudo isso junto nos fez chegar ao Brasil com o desejo de explorar e pesquisar mais a fundo esse universo. Mergulhamos nisso. Procuramos consultoria pedagógica e começamos as experimentações”, conta Peroni.

  • Teatro Folha - Avenida Higienópolis (Shopping Pátio Higienópolis), 618 - Higienópolis, São Paulo
    (11) 3823-2323 / (11) 3823-2737
    + Ver mapa
  • 01/09/2017 a 29/10/2017
  • Domingo: 11h (exceto no dia 08/10).
  • R$ 120 para uma criança acompanhada de um adulto. R$ 150 para duas crianças acompanhadas de um adulto.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo