Paulo Bruscky apresenta quatro performances em São Paulo

(Créditos: Divulgação)

 

Um dos grandes nomes da arte conceitual brasileira, Paulo Bruscky ganha uma individual na Galeria Nara Roesler. O artista traz quatro performances que irão ser apresentadas durante a abertura da exposição no dia 10/06.

+ MASP apresenta a maior exposição brasileira de Toulouse-Lautrec

São elas XeroperformancePoema Amassado, Eletrocardiograma ou Poemas feitos com o coração Festa, inédita, na qual o artista relembra sua infância e as festas de São João no norte do país. Todas as performances serão registradas em vídeos que serão exibidos no período da exposição.

O artista já foi diretor de Recursos Humanos do Ministério da Saúde em Pernambuco, o que aumentou seu interesse por tecnologia. Sua familiaridade com a área, o possibilitou de criar a performance  Eletrocardiograma ou Poemas feitos com o coração (1976/ 2017), na qual Bruscky registra seus batimentos cardíacos e apresenta os resultados como uma expressão de suas emoções.

 

(Créditos: Divulgação)

 

Entre os destaques da exposição está a série Xeroperformance (1977/1980/1982/2017), na qual o artista manipula a luz da fotocopiadora para criar distorções e sobreposições. Bruscky diz que estuda os equipamentos para descobrir como subvertê-los para retirá-los de sua função, e torná-los adliados.

+ Iole de Freitas apresenta trabalhos em que molda aço

As obras do artista integram acervos como MoMA, Guggenheim Museum, Tate Gallery e Museu d’Art Contemporani de Barcelona. Bruscky este ano, além de participar da 57ª Bienal de Veneza, ganha uma significativa exposição no Centre Pompidou em Paris, no próximo semestre.

 

  • Galeria Nara Roesler - Av. Europa, 655 - Pinheiros, São Paulo
    (11) 3063-2344
    + Ver mapa
  • 12/06/2017 a 22/07/2017
  • Segunda a sexta: 10h às 19h. Sábado: 11h às 15h.
  • Entrada Gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo