Maquetes de projetos de Gaudí são exibidos no Brasil

Maquete do conjunto da Basílica da Sagrada Família  (Créditos: Basílica da Sagrada Família)

 

O arquiteto Antoni Gaudí, expoente do modernismo catalão é homenageado em exposição, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, a partir de 19 de novembro. O núcleo principal é composto por 46 maquetes de projetos do espanhol, quatro delas em tamanhos monumentais.

 

Dois segmentos das abóbodas das naves laterais da Basílica da Sagrada Família (Créditos: Basílica da Sagrada Família)

 

A exposição conta também com outros dois conjuntos de trabalhos. Um deles possui 25 peças, entre objetos e móveis  também da autoria de Gaudí. O outro traz 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena cultural de Barcelona nos anos 1900.

Sobre este períodos, os curadores Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba afirmam: “Um momento em que foram construídos os fundamentos culturais da Catalunha atual, em que o processo industrial, o lado íntimo, o momento, o acaso, a mecanização etc. vão ganhando espaço, e a atividade artística vai se abrindo a novas propostas".

 

Maquete da Sacristia da Brasílica da Sagrada Família   (Créditos: Basílica da Sagrada Família)

 

A exposição de Gaudí segue aberta à visitação até 5 de fevereiro.  Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingresse.com a partir do dia 8 de novembro às 8h, ou na bilheteria do Instituto Tomie Ohtake a partir do dia 19 de novembro às 10h. A inteira custa R$ 12

  • Instituto Tomie Ohtake - Avenida Faria Lima , 201 - Pinheiros, São Paulo
    (11) 2245-1937
    + Ver mapa
  • 19/11/2016 a 05/02/2017
  • Terça a domingo: 11h às 20h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo