Lilian Camelli e as Pinturas Figurativas

Obra que compõe a mostra "Tempos Idos e Vividos" (Créditos: Divulgação)

 

a Galeria Estação apresenta a primeira exposição de Lilian Camelli "Tempos Idos e Vividos" que fica em cartaz de 3 de outubro até 1 de novembro. Essa mostra é a quarta individual na carreira da artista. 

Paraguaia de nascimento e vivendo em São Paulo desde 1983, Lilian Camelli é uma pintora figurativa que iniciou o ofício já adulta, por volta de 2011. Partindo de fotografias ou lembranças, desenvolve pinturas que remetem sobretudo ao universo feminino, retratos de sua família e a outras memórias afetivas.

As cerca de 50 pinturas reunidas foram selecionadas pela escritora e crítica de arte Vera Novis, que assina a sua primeira curadoria na Galeria Estação.

 

Pintura de Lilian Camelli (Créditos: Divulgação)

 

Em seu texto para a exposição, Novis argumenta como a figuração está restrita, basicamente, à fotografia e à arte popular, enquanto o abstracionismo domina a pintura contemporânea brasileira. A curadora estabelece um contraponto entre a arte popular e a produção de Lilian Camelli, ressaltando a figuração em si como ponto de convergência.  “Diferente da arte popular, onde o sentido do movimento é do interior para o exterior e o artista olha para fora de si reproduzindo o que vê ao redor no cenário que inclui homem e natureza, a pintura de Lilian é subjetiva, introspectiva, voltada para si mesma”.

Já o pintor e professor Paulo Pasta, que acompanha de perto o trabalho de sua aluna Lilian, afirma: “Gosto da expressão e manutenção da subjetividade na sua obra. Terreno esse, hoje, muito difícil”.

  • Galeria Estação - Rua Ferreira de Araújo, 625 - Pinheiros, São Paulo
    (11) 3813-7253
    + Ver mapa
  • 03/10/2018 a 01/11/2018
  • Segunda a Sexta, das 11h às 19h. Sábados das 11h às 15h
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo