João Farkas abre exposição sobre figuras do carnaval baiano

 

Filho do consagrado fotógrafo Thomaz Farkas, João Farkas inaugura Série Azul - Caretas de Maragojipe, exposição na qual apresenta fotografias feitas no carnaval da pequena cidade do recôncavo baiano. Com curadoria de Diógenes Moura e Paulo Herkenhoff, a mostra fica em cartaz na carioca Galeria Marcelo Guarnieri, de 9 de fevereiro a 11 de março, com entrada gratuita.

Há 3 anos, João conheceu a tradicional festa de carnaval de Maragojipe, que inclusive ganhou o título de Patrimônio Imaterial do Estado, e se apaixonou. Durante esse período fotografando a folia, teve contato com os “caretas”, pessoas fantasiadas com roupas e máscaras coloridas de tecido, com orelhas e narizes pontudos.

“Essa era a forma das pessoas curtirem o carnaval incógnitas. Estamaneira de brincar o carnaval acontecia em toda a Bahia, há registros em Salvador, mas com o tempo a tradição foi se perdendo e só se manteve nessa pequena cidade do recôncavo baiano”, contou o fotógrafo. 

Um muro azul da cidade foi usado em todas as imagens como cenário, ou seja, Farkas decidiu fazer na rua seu estúdio fotográfico. “Essa tradição é o reconhecimento de que criatividade e arte não são privilégio dos ‘artistas’ mas são características universais latentes em todos os seres humanos", completou.

 

  • Galeria Marcelo Guarnieri - Rua Teixeira de Melo, 31 - Ipanema, Rio de Janeiro
    + Ver mapa
  • 09/02/2017 a 11/03/2017
  • Segunda a sexta: 11h às 18h. Sábado: 11h às 15h.
  • Entrada gratuita.
  • Classificação: Livre.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo