Individual do Artista José Spaniol é Prorrogada

 

Obra que compõe a mostra de José Spaniol (Créditos:Sergio Guerini)

 

A exposição individual do artista José Spaniol foi prorrogada até o dia 15 de outubro na Dan Galeria. A mostra "TIUMMMMTICHAMM" traz ao público série homônima com um conjunto de pinturas escultóricas em acrílico, além de uma instalação que toma o chão do espaço expositivo. 

Num exercício infinito e ininterrupto, as ondas do mar quebram quando se aproximam do continente. Ao mesmo tempo que se vertem à origem, são também sorvidas pela areia da praia. Sobre um chão liso e de toque macio, a água se esvai, pouco a pouco, em círculos irregulares, numa confusão de espumas. É esta a imagem que inspira o tema da exposição. 

 

O chão da galeria compõe a mostra (Créditos: Sergio Guerini)

 

"A mudança de estado das matérias, ou seu tratamento, de modo a contraditar as vocações habitualmente associadas a elas, é um dos fundamentos da poética de José Spaniol", pontua Agnaldo Farias, curador que assina o catálogo da mostra. "Há que se considerar que, segundo a lógica do artista sobre a mudança de estado das coisas e sobre a versatilidade de seu comportamento físico, o chão, nesta exposição, é posto em pé e se prolonga pela parede nas pinturas/esculturas de chapas de acrílico colocadas diante do olhar do público", completa.

Como em séries anteriores, os trabalhos aqui se organizam pela tensão entre os planos e linhas verticais e horizontais. Imprevistamente, o chão escorre para cima, subvertendo o impulso da gravidade. O observador é então convidado a caminhar pela galeria como pela superfície das águas, sobre um chão pautado pela impermanência e espelhado sobre as paredes cobertas por quadros de resina líquida endurecida, transparente e reflexiva.

 

Efeito do chão da galeria e das obras (Créditos: Sergio Guerini)

 

  • Dan Galeria - Rua Estados Unidos, 1638 - Jardins, São Paulo
    (11) 3083-4600
    + Ver mapa
  • 06/09/2018 a 15/10/2018
  • Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado,das 10h às 13h
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo