Fotografias de Christian Cravo revelam o continente africano

"Tempestade Elétrica #1", Namíbia 2014 (Créditos: Divulgação / Christian Cravo)

 

Luz e Sombra, exposição de Christian Cravo, fica em cartaz na DAN Galeria entre 5 e 28 de agosto.

A exposição é resultado de uma imersão do fotógrafo em sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda.

Na galeria paulistana, Christian apresenta um conjunto de 25 fotografias, muitas delas inéditas. Nesses trabalhos, pode-se notar a ausência da figura humana e a consequente supressão dos aspectos etnográficos e dramáticos, tão comuns nos registros que buscam retratar o continente.

 

"Ensaio Anatômico #V", Quênia 2011 (Créditos: Divulgação / Christian Cravo)

 

"A África é um continente de múltiplas facetas, raças, culturas e biodiversidade. A minha experiência anterior a 2010 era restrita à natureza humana, à cultura e aos desdobramentos pan-africanos", afirma o fotógrafo. 

Nesse ensaio, o fotógrafo faz uso exacerbado de cortes, buscando com a técnica não documentar o real, mas apenas arrancar dele uma pequena porção por meio de ousados enquadramentos, seccionando paisagens e corpos de animais, e destacando, muitas vezes, apenas texturas.

 

"Guepardo #1", Tanzânia 2016 (Créditos: Divulgação / Christian Cravo)

 

Resta ao espectador buscar a complementação desse espaço para além dos limites impostos pelas arestas do quadro - exercício nem sempre tão simples, uma vez que não raro as seções são tão parciais que chegam a aspirar a abstração absoluta.

“No fundo, Christian Cravo, com a construção dessa espacialidade fotográfica complexa, que engendra relações ambíguas entre o campo e o fora de campo e que evita toda e qualquer narratividade, busca desafiar os limites da realidade documental da fotografia para que a técnica possa se curvar ao simbólico e ao ficcional”, afirma Ligia Canongia, crítica e curadora de arte.

 

"Hipopótamos", Tanzânia 2012 (Créditos: Divulgação / Christian Cravo)

 

  • Dan Galeria - Rua Estados Unidos, 1638 - Jardins, São Paulo
    (11) 3083-4600
    + Ver mapa
  • 05/08/2017 a 28/08/2017
  • Segunda a sexta: 10h às 19h. Sábado: 10h às 15h.
  • Entrada gratuita.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo