Flávio Damm, um grande nome no fotojornalismo brasileiro

(Créditos: Flávio Damm)

 

A Galeria Marcelo Guarnieri do Rio de Janeiro, recebe a exposição “Flávio Damm, um fotógrafo”, com 36 fotografias em preto e branco de um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Flávio Damm possui mais de 70 anos de carreira, e 60 mil negativos em seu acervo.

+ Fotógrafo australiano capta beleza feminina em ensaio cor-de-rosa

Entre as principais personalidades fotografadas por Damm, estão a Rainha Elizabeth II, Getúlio Vargas e Candido Portinari, que foi fotografado em seu ateliê durante os últimos dois anos de sua vida. O fotógrafo foi o único brasileiro autorizado a fotografar a coroação da rainha em 1953 e o lançamento do primeiro foguete dos EUA.

 

(Créditos: Flávio Damm)

 

(Créditos: Flávio Damm)

 

A exposição faz um recorte da trajetória do fotógrafo, além dos preceitos jornalísticos, e mostrando uma série de fotografias artísticas que mostram cenas urbanas. As imagens foram feitas nas décadas de 1950 e 1960, e posteriormente entre 2000 e 2010, nas cidades brasileiras de Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, e também em países como Portugal, Espanha e França.

+ Norair Chahinian comove com fotos da Turquia atual

Indicado como um dos oito fotógrafos brasileiros de linha bressoniana pelo curador Eder Chiodetto, Damm  é fiel à fotografia analógica em preto e branco, e não faz uso do photoshop.

  • Galeria Marcelo Guarnieri - Rio de Janeiro - Rua Teixeira de Melo, 31 - Ipanema, Rio de Janeiro
    (21) 2523-6157
    + Ver mapa
  • 11/05/2017 a 17/06/2017
  • Segunda a sexta: 11h às 18h. Sábado: 11h às 15h.
  • Entrada Gratuita
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo