Filósofo Vilém Flusser ganha exposição sobre sua vida e obra

(Créditos: Divulgação)

 

A vida e obra do filósofo tcheco, naturalizado brasileiro, Vilém Flusser (1920-1991) é tema da exposição Flusser e as dores do espaço, no Sesc Ipiranga.

+ Malvino Salvador estrela peça de Nelson Rodrigues

Flusser, que veio ao Brasil fugindo de tropas nazistas, é conhecido por suas reflexões originais sobre mídia, tecnologia e comunicação. A exposição propõe criar materialidade e visualidade para o pensamento do filósofo a partir de intervenções, instalações artísticas, ambientes, além de atividades educativas.

A curadoria elegeu como fio condutor uma das alegorias de Vilém Flusser: a escada da abstração, ideia que reflete a perda gradativa do referencial espacial na mediação do ser humano com seu entorno.

 

(Créditos: Divulgação)

 

Para Flusser, o descer da escada reflete a operação humana na cultura, que se distancia do concreto da sua existência no mundo ao encontrar meios de apreendê-lo e representá-lo de forma cada vez mais abstrata.

A exposição é aberta com uma introdução à biografia do filósofo. Na parede curva do vão central da unidade situa-se “Sem Chão”, intervenção com verbetes, além de objetos, documentos e fotografias. Cada um deles, contudo, está encerrado em dezenas de pequenos compartimentos que o visitante abre aleatoriamente, ao sabor de sua curiosidade.

A área de convivência, por sua vez, recebe o ambiente “O vento e a fuga”: detrás de uma cortina de fotografias rasgadas, chega-se a uma mesa com tablets e monitores com 4 entrevistas de Flusser  com Miklós Peternak e 4 vídeo-ensaios de Danson Knetsch, sobre a condição de apátrida e o sentimento de exílio cultivados pelo filósofo durante sua vida.

  • Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga , São Paulo
    (11) 3340-2000
    + Ver mapa
  • 10/10/2017 a 28/01/2018
  • Terça a sexta: 07h às 21h30. Sábado: 10h às 21h30. Domingo: 10h às 18h30.
  • Entrada Gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo