Exposição interativa apresenta arte contemporânea para crianças

Entre os dias cinco de maio e 22 de julho, o Sesc Belenzinho apresenta a exposição YOYO – Tudo que Vai Volta, que reúne uma coletiva de artistas contemporâneos em atividade.

A mostra é voltada para o público infantil e propõe enxergar a arte como parte da vida e do cotidiano.

Entender que para se aproximar dela não é necessário conhecimento ou técnicas artísticas prévias, mas disposição para apreender o mundo.

Enxergá-la em cada gesto, cada brincadeira, cada pensamento. E, principalmente, entender que as crianças são público de arte e que as exposições devem buscar acolhê-las e aproximá-las de seu universo.

Crédito:(Divulgação/Dudi Maia Rosa)

A exposição é uma coletiva de nove artistas contemporâneos em atividade, que criaram ou identificaram em sua produção obras que valorizam o diálogo amplo e direto com as crianças.

O projeto, que tem curadoria de Ricardo Ribenboim, foi idealizado por Liana Mazer, editora da revista infantil independente YOYO, em parceria com Renata Rödel, Diretora Adjunta da Base7 Projetos Culturais.

Crédito:(Divulgação/Lia Chaia)

Na interlocução com os artistas, foram selecionados trabalhos e instalações que podem ser experimentadas das mais variadas formas.

O movimento lança-se então como fio condutor da exposição, e a interação com o público é a forma de impulsioná-lo.

Segundo Ricardo Ribenboim, "Os significados da exposição se movimentam a partir da interação. Você gira uma manivela, por exemplo, e vê a obra acontecer diante de si".
 

Crédito:(Divulgação/Sandra Cinto)

Dudi Maia Rosa, Franklin Cassaro, Gisela Motta, Guto Lacaz, Leandro Lima, Lia Chaia, Raul Mourão, Regina Silveira e Sandra Cinto escancaram ao público o funcionamento de seus trabalhos e expõem suas inspirações, sugerindo uma discussão franca sobre o fazer artístico.

São artistas contemporâneos, de diversas idades e com experiências diferentes. O que os une é a disponibilidade em participar de um desafio que é criar e pensar seus trabalhos em diálogo com um público específico, as crianças.

Crédito:(Divulgação/Franklin Cassaro)

 

  • Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000 - Belenzinho, São Paulo
    (11) 2076-9700
    + Ver mapa
  • 05/05/2018 a 22/07/2018
  • Terça a sábado:10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 19h30.
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo