Exposição de Arte Cinética acontece no Rio

 

Obra que compõe a mostra "Obras Recentes" de Julio Le parc (Créditos: Divulgação)

 

Com a presença do consagrado nome da arte cinética mundial, a Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro inaugura Julio Le Parc: Obras Recentes, em homenagem aos 90 anos do artista, a serem completados dia 23 de setembro. A exposição acontece do dia 25 de setembro até 14 de novembro de 2018.

As obras, em realidade virtual, atualizam a questão da virtualidade que Le Parc vem explorando há mais de 50 anos em seu trabalho. Tornou-se reconhecidamente um visionário que sempre acreditou no poder libertário que a arte tem em despertar nossas faculdades perceptivas. 

As “alquimias” atuais, em acrílica sobre tela, são trabalhos em grande escala, concebidos a partir de vários estágios de desenhos e de pinturas menores que se expandem em composições modificadas progressivamente. “Em algumas pinturas vemos um grande centro preto que, circulado por uma sobreposição de cores agrupadas e sobrepostas, parece atomizado, o que provoca um efeito simultaneamente desorientador e hipnótico”, diz Le Parc.

 

Obra do artista Julio Le Parc (Créditos: Divulgação)

 

O artista apresenta ao espectador uma visão divertida e desmistificada da arte e sociedade por meio de suas pinturas, esculturas e instalações perceptualmente ilusórias. Le Parc faz interagir cor, luz, sombra e movimento de modo que as formas aparentem movimento, estruturas sólidas se desmaterializem, e a própria luz pareça plástico. Como co-fundador do Groupe de Recherche d’Art Visuel (GRAV), trabalhou para romper os limites na arte e a participação de espectadores contribuiu diretamente com suas famosas esculturas cinéticas e ambientes de luz.

  • Galeria Nara Roesler Rio de Janeiro - Rua Redentor, 241 - Ipanema, Rio de Janeiro
    + Ver mapa
  • 25/09/2018 a 14/11/2018
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo