Exposição celebra centenário de Maria Leontina

(Créditos: Divulgação)

 

Se tivesse viva, a pintora Maria Leontina (1917-1984) completaria 100 anos em 2017. Para homenagear o centenário de seu aniversário, a Dan Galeria acolhe a exposição Maria Leontina – Poética e Metafísica.

+ Confira as finalistas do Women's Music Event Awards by VEVO

Formas geométricas e cores sólidas são presenças quase que constantes na obra da artista, referencial para a arte moderna brasileira. Suas abstrações geométricas, entretanto, raramente são colocadas de maneira bruta, por traços fortes e bem definidos e a transição suave de cores e formatos talvez seja a mais peculiar marca de sua produção.

 

(Créditos: Divulgação)

 

A exposição apresenta 73 obras da artista, cujos trabalhos destacam-se na chamada geometria sensível. Com curadoria de Peter Cohn e Alexandre Franco Dacosta, a exposição abrangem quatro décadas de produção de Maria Leontina e a sua incessante investigação pelo enigma do tempo.

+ Participe da 3ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro

A mostra traz obras de fases diversas da artista, entre as quais Jogos e Enigmas, Da Paisagem e do Tempo, Episódios, Cenas, Páginas e Estandartes. Os títulos conferidos pela artista a suas séries indicam seu interesse pessoal pela passagem dos instantes, seja na forma da narrativa, seja nos mistérios ontológicos do tempo.

  • Dan Galeria - Rua Estados Unidos, 1638 - Jardins, São Paulo
    (11) 3083-4600
    + Ver mapa
  • 26/10/2017 a 30/11/2017
  • Segunda a sexta: 10h às 19h. Sábado: 10h às 13h.
  • Entrada Gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo