Exposição aborda o processo de transmutação de Enivo

(Créditos: Divulgação)

 

Magma é a exposição ligada ao processo de transmutação de Enivo nos últimos oito anos. Com abertura no dia 30 de março, a partir das 16h, na Galeria A7MA, a mostra consiste em permitir-se transmutar, formatar todas as histórias armazenadas em emaranhados fios de cabelo para um recomeço.

A exposição é separada por momentos, sendo o primeiro o Yang, universo de busca e expressividade, com obras em técnica mista, muitas rasgadas, queimadas ou costuradas. É o espaço que retrata o momento de pesquisa e desenvolvimento do artista de 2003 até os dias de hoje.

O segundo traz o universo Yin, o momento de autoconhecimento. Apresenta sua atual produção, revelando-se em camadas de tinta, paisagens e místicos seres em uma atmosfera leve, nesta constante busca do Âmago - referência para sua exposição de 2014.

 

(Créditos: Divulgação)


 Confira a entrevista que O Beijo fez com o artista durante a montagem de Magma:

 

O que é essa transmutação de 8 anos?

“Foi todo esse processo de amadurecimento e aprendizado com a arte, e hoje linkado de uma forma mais espiritualizada. Foi um processo de autoconhecimento. Hoje eu encerro mais um ciclo: corto meu cabelo, faço minha barba e começo tudo de novo. Será exatamente a mesma performance que fiz há 8 anos”.

Yin e Yang: de onde vem a referência?

“Vem de um processo de cura e de um tratamento que venho fazendo através da medicina chinesa, com acupuntura e sucos de hortaliças. A gente vem entendendo uns processos nossos perante ao Universo. Passamos 30 mil anos numa era Yang, uma era de posse e disputa. De uns anos pra cá, entramos na era Yin e isso aparece na exposição, uma transmutação de personalidade. Uma sala é mais leve, enquanto a outra tem bastante caos”.

Essa dualidade existe no Enivo?

“Essa dualidade é progressiva, não existe ao mesmo tempo. Ela transita entre a expressão e uma busca mais zen e espiritual”.

O que é Magma?

"Magma é o centro da Terra, onde se aglutina tudo, todos os minerais. E aqui (a mostra) é essa fusão, uma solda. É a investigação desse núcleo. Magma faz parte desse conjunto de componentes que formam a exposição e o indivíduo".

 

Enivo (Créditos: Divulgação / Marcel Carneiro)

 

  • Galeria A7MA - Rua Harmonia, 95 - Vila Madalena, São Paulo
    (11) 2361-7876
    + Ver mapa
  • 30/03/2017 a 25/05/2017
  • Segunda a sábado: 11h às 20h.
  • Entrada gratuita.
  • A Galeria A7MA não abre para o público aos feriados.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo