Do Metal ao Mármore

 

Obra da artista Mary Carmem Matias (Créditos: Divulgação)

 

De 5 a 27 de outubro, o Instituto Cervantes convida a escultora Mary Carmen Matias para expor suas mais recentes obras na exposição denominada SimilesA mostra reúne 15 esculturas inéditas, produzidas pela artista recentemente. Impulsionada pelo desafio de imprimir suavidade e leveza ao domar a dureza do metal e da pedra, a escultora ressalta a poesia que existe nesta transformação, e encontra novos significados nesses diálogos que se estabelecem com o entrosamento entre os materiais.

A artista lança mão de curvas para criar movimentos suaves. Em algumas obras representa duas formas que se integram. Por suas linhas, em outras, o mármore e o metal convivem e apesar das diferenças se integram em grande harmonia. A artista tira partido dessas diferenças e surpreende pelo efeito da comparação e complementaridade.

No seu conjunto as obras transmitem suavidade e apoio. Segundo Mary Carmen, “não há a ideia de mais ou menos forte, mas sim a complementação. Um material sem o outro perde o significado”. Desta ideia surge o título da mostra, Símiles, que remete à comparação. Surgem, assim, obras como Geminados, Abraço, Entrosamento, Libertação e Sustentação.

 

Obra que compõe a exposição "Similes" (Créditos: Divulgação)

 

Segundo a curadora Denise Mattar, “Mary Carmem Matias encara como um permanente desafio a difícil arte da escultura. Suas formas curvas se entrelaçam e expandem, relacionando-se de maneira insinuante e sensual com o espaço. Para sua exposição no Instituto Cervantes, Mary Carmen se propôs a estabelecer diálogos entre a pedra e o metal. Os encontros, entretanto, se dão de formas diversas. Em algumas obras o aço brota do mármore, como se dele tivesse nascido, lançando-se no ar com a poesia luminosa da linha, em outras, as formas se contrapõem, duplicadas, encarando-se, comparando sua similaridade na diferença, mas há ainda outras, nas quais os materiais se abraçam e se enroscam como amantes: com força e densidade. E, todas essas esculturas, plenas de emoção, são realizadas com perfeita artesania, uma verdadeira aula sobre as possibilidades dessa arte, cada vez mais rara".

  • Instituto Cervantes - Av. Paulista, 2439 - Cerqueira César, São Paulo
    + Ver mapa
  • 05/10/2018 a 27/09/2018
  • Diariamente das 9h às 21h
  • Gratuito.
  • Térreo
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo