Curso debate esteriótipos da "descoberta" da América

Estão abertas as inscrições para o próximo Encontro com Professores que começa no dia 4 de março, das 10h às 13h, no Itaú Cultural.

Ao todo são quatro reuniões, que acontecem ao longo do semestre sempre no primeiro sábado de cada mês. Conduzida pelo educador Lucas Takahaschi, o tema desta vez é Bom selvagem ou mau civilizado? A visão sobre o indígena a partir do século XVI.

 

"Desembarque de Cabral em Porto Seguro", de Oscar Pereira da Silva (Créditos: Reprodução)

 

O objetivo é abordar como os primeiros relatos sobre indígenas influenciaram a imaginação dos europeus e do mundo. Essa conversa leva em consideração que o século XVI é repleto de informações sobre o novo território, encontrado a caminho das Índias, e que estas descrevem lugares e habitantes com extremas diferenças, perpassando do hostil ao paraíso, dos inocentes aos selvagens. 

E também as impressões estereotipadas dos artistas e escritores influenciaram na formação da história. A base para o debate são as obras de Hans Staden e Jean Lery. Tais obras sustentaram a imaginação europeia a respeito dos habitantes da terra descoberta, ainda desconhecidos. Além disso, procura entender se ainda hoje a história é vista de maneira estereotipada e se artistas e escritores posteriores trabalharam com essas questões.

O Encontro com Professores conta com 35 vagas e as inscrições podem ser feitas até 3 de março, no site do Itaú Cultural.

  • Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo
    (11) 2168-1777 / (11) 2168-1776
    + Ver mapa
  • 04/03/2017 a 04/03/2017
  • Sábado: 10h às 13h
  • Gratuita
  • Os encontros acontecem aos primeiros sábados de cada mês.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo