Cine Sesc recebe filme sobre a artista Fabiana de Barros

O cineasta suíço Michel Favre lanlçará seu documentário Fiteiro Cultural: Viagem ao Vazio, no dia dois de maio às 20h, no CineSesc.

A produção registra os 20 anos da experiência da artista brasileira Fabiana de Barros em arte pública.

Crédito:(Divulgação)

Na capital paraibana nasceu seu Fiteiro Cultural, em 1998. Diferente dos quiosques da Região Nordeste – que são casinhas abertas feitas de madeira, nas quais a população local comercializa vários produtos, como artesanatos, bebidas e alimentos –, o fiteiro da artista era ponto de encontro, um espaço dedicado às atividades artísticas e manifestações culturais livres.

Em 2002, logo depois de criar seu primeiro fiteiro, Fabiana recebeu convite para o segundo. A artista grega Maria Papadimitriou, do projeto T.A.M.A. – Temporary Autonomous Museum For All (Museu Temporário Autônomo Para Todos), desenvolvia seu trabalho em um campo de ciganos, na periferia de Atenas, na Grécia, e convidou Fabiana para criar um Fiteiro Cultural no local.

“Eu achei aquilo incrível”, lembra Fabiana emocionada. No momento em que instalaram o quiosque, as pessoas entraram e começaram a usá-lo. “Como é que eles sabiam melhor do que eu o que que eles poderiam fazer com aquilo? ”.

A partir de então, a artista soube que o que era apenas o seu atelier, o seu espaço, não era mais seu, havia virado uma obra.  

Crédito:(Divulgação)

O evento de lançamento também marcará a estreia do filme no SescTV, no dia 11 de maio, sexta-feira, às 20h.

Você pode conferir o trailer do filme aqui!

Crédito:(Divulgação)
  • 1500 Babilônia - Rua Marquês de Abrantes , 19 - Leme, Rio de Janeiro
    (21) 9818-3980
    + Ver mapa
  • 02/05/2018 a 02/05/2018
  • Quarta: 20h.
  • Gratuito
  • Retirada de ingresso uma hora antes do início.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo