Cia. Antropofágica promove III Feira Antropofágica de Opinião

De 31 de maio a 02 de junho a Companhia Antropofágica de Teatro ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade com a III Feira Antropofágica de Opinião.

Um grande festival que reunirá mais de quarenta coletivos culturais e grupos teatrais brasileiros para refletir artisticamente sobre a atualidade do Brasil.

(Crédito:Divulgação/Clayton Lima)

“O que Pensa Você do Brasil de Hoje?” - Foi com esse questionamento que Augusto Boal - idealizador do Teatro do Oprimido - reuniu em 1968 importantes artistas da época que foram chamados a responder essa pergunta, originando um espetáculo coletivo que se tornou um marco histórico da arte socialmente engajada: a Primeira Feira Paulista de Opinião.

Cinquenta anos depois, inspirados por este espetáculo, a Companhia Antropofágica se prepara para realizar a terceira edição da Feira Antropofágica de Opinião, um encontro festivo de artistas dedicados em suas mais variadas propostas estéticas, à apreensão crítica da realidade brasileira.

A mesma intenção de 1968, porém colocada para nossos tempos.

(Crédito:Divulgação/Clayton Lima)

Com três dias de duração, a III Feira Antropofágica de Opinião deste ano representa um triplo aniversário.

Além dos 50 anos da Primeira Feira Paulista de Opinião, esta edição marca os 90 anos do Manifesto Antropófago - obra de Oswald de Andrade que é uma das referências no processo artístico da Companhia Antropofágica.

Celebra ainda o bicentenário de nascimento do filósofo e sociólogo Karl Marx.

(Crédito:Divulgação/Rafael Mafra)

Intervenções artísticas serão desenvolvidas pela Antropofágica junto a alguns dos artistas convidados tendo como mote o manifesto de Oswald de Andrade, e apresentadas ao longo dos três dias da Feira, que contará com artistas, coletivos e pensadores de diversas linguagens (teatro, música, cinema e artes visuais) reunidos para uma reflexão social sobre a atual situação do Brasil através da criação artística.

Um ciclo de palestras e debates foi realizado em março como uma espécie de aquecimento da feira.

Nomes como Maria Sílvia Betti (professora doutora da USP) e Jean Tible(professor doutor do DCP-USP), se reuniram com participantes desta edição da feira para refletir sobre temas relacionados a essa edição como o Panorama dos 50 Anos da Feira Paulista de Opinião.

(Crédito:Divulgação/Clayton Lima)

 

  • Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios , 363 - Bom Retiro, São Paulo
    (11) 3222-2662 / (11) 3221-4704
    + Ver mapa
  • 31/05/2018 a 02/06/2015
  • Quinta a sábado: 14h.
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo