Cacá Carvalho se apresenta em monólogo inspirado em Dostoiévski

A peça 2x2=5 - O Homem do Subsolo está em cartaz no Teatro Faap em curta temporada, até 4 de maio.

Inspirada no livro Memórias do Subsolo, de Dostoiévski, a peça traz Cacá Carvalho na pele de um homem cínico e amargurado, que abandona o convívio social. Afastado de tudo, ele critica aspectos como o positivismo e a racionalidade.

Estreado na Itália, o monólogo chega ao Brasil e marca nova parceria entre a Teatro della Toscana e a Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Cacá vai também orientar oficina para atores em São Paulo e nas demais cidades por onde a turnê irá passar.

 

(Créditos: Divulgação / Roberto Palermo)

 

“Queríamos falar do homem com uma contundência que nos perturbasse. E encontramos na novela ‘Memórias do Subsolo’, publicada em 1864, um homem que rompe com um sistema lógico e cartesiano de viver e pensar, o 2x2=4, e aciona a chave da fantasia, da loucura e da descrença e resolve ficar isolado num esconderijo para remoer com acidez e amargor tudo aquilo que é fruto de sua lucidez”, diz Cacá. “É quase um espelho negro diante de nós”, completa o ator.

 

(Créditos: Divulgação / Roberto Palermo)

 

Com base na novela Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoievski, o dramaturgo Stefano Geracci construiu um solo que põe em xeque as verdades supremas de um mundo cartesiano.

Sob a direção de Roberto Bacci, o protagonista brilha ao buscar um contorno social por trás da psicologia de um sujeito que, através da amargura, questiona a dura realidade enfrentada todos os dias. O artista ainda provoca a plateia e convida um espectador para ser coadjuvante de uma de suas cenas. 

  • Teatro Faap - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo
    (11) 3662-7233 / (11) 3662-7234
    + Ver mapa
  • 12/04/2017 a 04/05/2017
  • Quarta e quinta: 20h30.
  • Inteira R$ 40. Meia R$ 20.
  • Classificação: 12 anos.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo