BuZum! apresenta "13 Gotas" no Museu Catavento

(Créditos: Divulgação/ Mariane Gutierrez)

 

As férias escolares chegaram, e com ela o projeto BuZum! no Museu Catavento com programação Gratuita. Só a peça 13 Gotas, que ensina a importância do uso consciente da água terá 63 sessões gratuitas para a criançada.

+ Bompas&Parr criam instalações no MAM para questionar alimentação

O roteiro da peça apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água, desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até sua presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças aprendem como ocorre o ciclo das chuvas.

 

(Créditos: Divulgação/Milene Milan)

 

Utilizando diversas técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e compreendem por que é vital que esse bem seja utilizado de forma consciente.

+ Textos de Miguel de Cervantes inspiram obras pela América Latina

O nome 13 Gotas surgiu de um estudo realizado pelo Instituto Akatu, que demonstra que se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelo ser humano. 

O BuZum! completa sete anos em 2017, e já rodou 300 mil quilômetros para realizar nove mil apresentações. Dentro das apresentações, foram 1.000 escolas públicas em 250 cidades de nove estados brasileiros.

Repertório
O repertório da companhia tem 10 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil, considerando as estreias de 2017. São elas: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; Máquinas, sobre a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreia Mamulengo e Que lixo é lixo?.

 

  • Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência - Av. Mercúrio, s/n - Brás, São Paulo
    (11) 3315-0051
    + Ver mapa
  • 06/07/2017 a 22/07/2017
  • Quinta, sexta e sábado: 10h30, 11h30, 12h00, 14h00, 14h30, 15h30 e 16h30.
  • Entrada Gratuita. Retirada de senha no local com uma hora de antecedência
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo