Arte contemporânea de portugal é tema de exposição

Depois do sucesso de Africa Africans, eleita a melhor exposição de 2015 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, o Museu Afro Brasil, abre a exposição internacional Portugal Portugueses - Arte Contemporânea, no dia 08 de setembro de 2016, às 19h, com a curadoria de Emanoel Araujo.

A mostra reúne alguns dos principais artistas portugueses da atualidade e pretende aproximá-los do universo cultural brasileiro, como parte de uma trilogia desenvolvida pelo Museu Afro Brasil. As influências interculturais de Portugal, África e Brasil, nascidas com o antigo império português e aprofundadas decisivamente pela escravidão, são redesenhadas na perspectiva contemporânea. 

No museu, 270 obras – pinturas, esculturas, fotografias e instalações – compõem o mais amplo panorama da arte lusitana realizado no Brasil, nos últimos anos. Entre os destaques, Coração Independente Vermelho, instalação de Joana Vasconcelos, um dos maiores nomes da arte portuguesa na cena internacional. Esta obra tem a forma de um enorme “coração de Viana”, peça icônica da filigrana portuguesa, associada à cidade de Viana do Castelo e ao estabelecimento do culto do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma emotiva instalação sonora e cinética.
 

(Créditos: Divulgação)

 

  • Museu Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Ibirapuera, São Paulo
    (11) 3320-8900
    + Ver mapa
  • 08/09/2016 a 08/01/2017
  • Terça a domingo: 10h às 17h.
  • R$3 (meia) R$6 (inteira).
  • Classificação etária: livre.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo