Análise Arqueológica de uma Estranha Civiziliação: A Nossa

 

 

Cena do Espetáculo "Os Arqueólogos" (Créditos: Felipe Stucchi)

 

Depois de uma temporada de estreia, Os arqueólogos volta à São Paulo em temporada no Instituto Cultural Capobianco e fica em cartaz  até 18 de dezembro. Escrito por Vinicius Calderoni, dirigido por Rafael Gomes interpretado por Guilherme Magon e Vinicius Calderoni.

O espetáculo rendeu o Prêmio APCA 2016 na categoria Melhor Autor para Vinicius Calderoni e recebeu outras quatro importantes indicações (Prêmio APCA: Melhor Espetáculo; Prêmio Shell: Melhor Autor; Prêmio Aplauso Brasil: Melhor Autor e Melhor Espetáculo de Grupo).

Dois narradores transmitem - com linguagem que parodia os jargões de modalidades esportivas como futebol, boxe e automobilismo - cenas corriqueiras que se passam na praça de uma grande cidade:  um pai que ensina ao filho como fotografar com uma câmera analógica, um casal que discute na calçada, uma garota que conta quanto tempo cada pessoa demora pra desfazer o sorriso do rosto depois que se despede de um conhecido, etc. Dois arqueólogos do futuro avaliam com rigor científico e frieza vestígios de uma estranha civilização: a nossa.

 

"Os Arqueólogos" (Créditos: Felipe Stucchi)

 

O oitavo espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido detém-se na grandeza do ínfimo: dependendo do valor que se atribui a cada gesto cotidiano, o ordinário converte-se em extraordinário. Assim se ergue uma costura de pequenos detalhes mundanos que constituem algo próximo de uma “arqueologia íntima” para traçar um painel do nosso tempo.

O texto de Os arqueólogos foi publicado em livro em agosto de 2018 pela Editora Cobogó, bem como os três textos que compõem a Trilogia Placas Tectônicas, escrita por Vinicius Calderoni e composta por Não nem nada (Indicada ao Prêmio Shell de Melhor Autor), Ãrrã (Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Autor) e Chorume.

  • Instituto Cultural Capobianco - Rua Álvaro de Carvalho, 97 - Centro, São Paulo
    (11) 3237-1187
    + Ver mapa
  • 19/09/2018 a 18/12/2018
  • Terças-feiras às 21h
  • R$ 50,00
  • Classificação: 12 anos.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo