Acervo pessoal de Francisco Brennand ganha exposição em SP

(Créditos: Divulgação/Rafael Martins)

 

A Caixa Cultural São Paulo inaugura no dia 14 de outubro, a exposição individual Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos, organizada em torno da produção do artista pernambucano, reconhecido por sua arte sincrética.

Serão exibidas cerâmicas, pinturas, desenhos e fotografias que trazem a São Paulo um pouco do universo místico e fantástico da Oficina Cerâmica Francisco Brennand e do monumental Parque das Esculturas, criados pelo artista, em Recife - PE. 

 

(Créditos: Divulgação/Rafael Martins)

 

As 31 obras expostas na individual foram criadas em diversas fases da sua carreira. Seus trabalhos evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, permeados por signos da tradição popular do Nordeste, bastante valorizados em suas criações.
 
“O público vai conhecer o homem Brennand e a riqueza da sua arte. A exposição pontua seu timbre nordestino com referências diversas à sua família, à literatura, às vivências adquiridas e interações com outros artistas como Abelardo da Hora e Cícero Dias, seus tutores, e os amigos de sua geração que se influenciavam mutuamente como Ariano Suassuna e Lina Bo Bardi”, destaca Rose Lima, curadora da exposição.

 

(Créditos: Divulgação/Rafael Martins)

 

As obras são organizadas cronológica e criativamente, convidando o público a uma viagem centenária que começa em 1927, no bairro da Várzea, subúrbio de Recife, no local onde hoje está a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

A ambientação propõe uma experiência de imersão visual e sonora que remete o público à Oficina, onde está a maior parte do acervo monumental de Brennand.

Grandes painéis fotográficos – reproduções em profundidade de ambientes do local – são somados à sonorização de cantos gregorianos, som marcante do museu-ateliê em Pernambuco, e, juntos, transportam o público por um passeio sensorial.

 

(Créditos: Divulgação/Rafael Martins)

 

  • Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - Centro, São Paulo
    (11) 3321-4400
    + Ver mapa
  • 14/10/2017 a 17/12/2017
  • Terça a domingo: 9h às 19h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo